Coordenador : Ellen Cortez Contreiras
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389493.2199.30710.15022023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A comunidade a ser atendida por esta Ação de Extensão envolve: - Discentes da UFF, inscritos em diferentes Cursos da área da saúde, como Medicina, Odontologia, Biologia, Enfermagem, entre outros; - Discentes de Pós-Graduação em Ensino e/ou Pesquisa da UFF, vinculados aos mais diversos Cursos, já que estimulamos ao máximo a interdisciplinaridade na presente ação; - Docentes, discentes, e outros profissionais da área Biomédica e de Saúde de outras Instituições Governamentais Federais, Estaduais e Municipais; - Membros de Organizações de Iniciativa Privada da comunidade de Niterói e municípios vizinhos, bem como os de outras cidades e estados próximos; - Alunos, professores e gestores de escolas públicas de Niterói e região, nas quais será inserido o projeto de extensão em questão;
Local de atuação: Departamento de Morfologia (MMO) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Setor de Histologia e Embriologia – Laboratório de Pesquisa em Morfogênese e Histogênese Embrionária - Bloco E-CMB
Objetivo
Geral: O objetivo geral deste projeto é a capacitação dos alunos da graduação membros do projeto a respeito da área de morfologia e suas técnicas correspondentes, para que ao final eles tenham confiança e habilidade para provar o seu conhecimento e compartilhar o mesmo para os participantes do projeto como os alunos de escolas e de graduação, além de gerarem produtos provenientes do conhecimento adquirido como recursos instrucionais e materiais educativos para as redes sociais do site do Laboratório de Morfogênese e Histogênese Embrionárias (LMHE) que é vinculado ao projeto. Específicos: 1)Executar técnicas de microanálise, como colorações histológicas, histoquímicas e imunohistoquímicas; 2) Confecção de material didático como atlas/livros digitais; 3)Confeccionar painéis e artigos para a apresentação em Congressos Nacionais e Internacionais; 4)Confecção de folders, vídeos e cartilhas como materiais educativos digitais a serem disponibilizados nas redes sociais do laboratório LMHE vinculado ao projeto; 5)Atividades práticas presenciais com alunos da graduação e das escolas da região como Você já viu uma célula?, Raspagem bucal, Você conhece o microscópio?, Tipagem sanguínea; Conhecendo o pâncreas: anatomia, histologia, funções e doenças. 6) apresentação da atual Ação na Semana de Extensão da UFF (SEMEXT) e em outras reuniões acadêmicas; 7) Exposições itinerantes nas praças e nas instituições de ensino fundamental, médio e superior. 8) Analisar os danos causados pela deficiência de vitaminas nos tecidos humanos.
Resumo
A presente Ação de Extensão tem como finalidade aprimorar a formação profissional dos discentes do ensino superior de graduação e pós-graduação de áreas Biomédicas e de Saúde, bem como de docentes e técnicos, relacionados a essas áreas, além de difundir o meio acadêmico superior aos discentes dos ensinos fundamental e médio, por meio de: 1) Aulas teórico-práticas no Laboratório de Morfogênese e Histogênese Embrionárias (LMHE) do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, visando à apresentação da produção científica, extensionista e de ensino de discentes, docentes e técnicos da UFF e de outras Instituições; atividades profissionais se assim optarem; 2) Execução de atividades, para formação acadêmica do ensino fundamental e médio, com o objetivo de instigar estes alunos a adentrarem ao meio acadêmico superior, assim como incentivar os professores e gestores do local a uma maior utilização de atividades lúdicas que fogem ao padrão teórico altamente disseminado e que se mostram muitas vezes incapazes de estimular os alunos aos estudos. Direcionada à comunidade e aos discentes da área Biomédica e da Saúde, a Ação de Extensão visa ao intercâmbio de informações com diversas Instituições de Ensino e com a Sociedade em Geral, assim como ao estreitamento das relações dos discentes de diferentes cursos participantes, consequentemente, formando-se equipes multiprofissionais; 3) Elaboração de atividades e materiais que possam ser utilizados de maneira remota ou não, visando desta forma auxiliar docentes e discentes na transição de ensino remoto para o presencial/híbrido.